Insights da Sysvision

Artigos completos para profissionais e empresas que querem se atualizar sobre o mundo dos Dados

Imagem de números para gestão de base de dados de clientes
03 nov., 2022
O quanto a sua empresa vem dando atenção à gestão da base de dados de clientes ? Muito mais do que uma lista com nomes e números de telefones, os dados dos clientes são fundamentais para entender o perfil do seu público e melhorar os resultados do negócio. Informações de contato, histórico de compras, preferências, informações demográficas e psicográficas contribuem para a inovação de estratégia de marketing, sendo um fator decisivo para o sucesso ou fracasso dos negócios. A indústria 4.0 já é uma realidade, estamos na era de ouro do Big Data. Empresas que entendem sobre a importância da gestão da base de dados de clientes conseguem fidelizar seus clientes e aumentar os lucros. Se esse não é o seu caso, não se preocupe! Elaboramos um artigo completo para você entender mais sobre o assunto e como fazer na sua empresa. Continue lendo a seguir! O que é gestão de dados de clientes? O gerenciamento de base de dados de clientes trata-se do processo de coleta de informações, organização, gerenciamento, limpeza e análise de dados sobre os clientes de uma determinada empresa. Algumas informações que podem constar na base de dados são: Dados de contato, como nome, endereço, telefone e email; Dados demográficos, como gênero, idade, profissão, renda, estado civil, localização, etc; Comportamento de navegação e compra, como páginas visitadas, formulários preenchidos, conteúdos baixados, últimas compras, etapa da jornada de compra, etc; Dados de negócio, como setor de atuação, faturamento anual, quantidade de funcionários, etc (para clientes B2B). Essas informações podem estar preenchidas em uma planilha, mas o ideal é que sejam organizadas e visualizadas em softwares a fim de oferecer mais eficiência e agilidade, como uma plataforma de CRM (gestão de relacionamento com cliente). Qual a importância de fazer uma boa gestão da base de clientes? Em um mercado cada vez mais competitivo, a gestão da base de dados torna-se imprescindível para as empresas que desejam se destacar. Ao colocar os consumidores no centro de suas estratégias, isto é, os aproximar de sua empresa, a chance de fidelizá-los ou até mesmo reconquistá-los acaba sendo grande. Afinal, muitas empresas oferecem os mesmos produtos ou serviços que você. Então, como se diferenciar a ponto do cliente escolher a sua empresa e não o concorrente? A resposta está no relacionamento com o consumidor. A seguir, confira as principais vantagens ao realizar um bom gerenciamento de base de dados. Ajuda a direcionar estratégias Uma gestão estruturada ajuda a empresa a direcionar estratégias e tomar decisões mais assertivas, pois, a partir do momento que você tem um histórico de compras, dados pessoais, preferências, entre outras informações, você consegue visualizar padrões de comportamento e prever tendências de vendas do seu público-alvo. Facilidade para obter informações organizadas Com a centralização de dados em um sistema ERP ou CRM, fica mais fácil a otimização de processos e cruzamento de dados, mantendo uma base sólida para a empresa trabalhar de forma eficiente e estratégica. Ter dados mais precisos e atualizados Além das informações organizadas, possuir um gerenciamento de dados estruturado permite que a empresa tenha dados mais precisos e atualizados dos clientes, de modo que seja possível atuar com mais agilidade, prevendo erros, tendências e se adaptando a novos cenários. Realizar um atendimento personalizado Compreender as dores, expectativas e desejos do seu público-alvo permite que você ofereça um atendimento mais personalizado e construa um relacionamento com o seu potencial cliente. Por exemplo, se você observar que a maioria dos seus consumidores estão desempregados, é possível utilizar a estratégia de descontos ou facilidade no pagamento, como parcelamento. Ter mais segurança nas vendas Dados inconsistentes ou antigos podem trazer uma série de prejuízos para a organização, principalmente na questão de tomada de decisão. Por isso, conforme as soluções de tecnologias vão avançando, é fundamental a atualização e análise rigorosa de dados, a fim de evitar fraudes e garantir a segurança nas vendas . Possibilidade de gerar mais oportunidades de vendas e marketing De forma resumida sobre as vantagens acima, ter uma boa base de dados de clientes permite que a sua empresa conheça a fundo o seu público-alvo, de modo que seja possível direcionar estratégias mais específicas, atraindo novos compradores e fidelizando os antigos clientes. Como otimizar a gestão da base de clientes? Faça um cadastro de clientes completo Antes de realizar uma boa gestão da base de dados, é preciso coletar as informações. Defina quais dados são importantes e que façam sentido na sua empresa, para que o banco de dados não fique saturado. Os dados estão por toda parte, ou seja, qualquer interação em seu site pode gerar informações. Alguns dados relevantes são: dados pessoais, profissão, idade, localização, perfil de consumo. Para facilitar o cadastro , invista em tecnologia para evitar fraudes e fricção na hora de solicitar os dados ao cliente, ou seja, fazê-lo preencher menos campos. Invista na segurança dos dados Investir em segurança de dados é imprescindível para as empresas que desejam atrair e fidelizar clientes. Por isso, não esqueça de fazer backup dos dados de forma periódica, além de escolher um sistema CRM de qualidade para manter as informações confidenciais longe de violações cibernéticas. Padronize e centralize os dados de seus clientes Organização é essencial para que uma empresa prospere. Então, ao realizar o gerenciamento da base de dados, procure utilizar identificadores únicos para padronizar e centralizar cada dado. Exemplo: ao utilizar o Excel, você pode criar diversas colunas para preencher as informações dos clientes. Atualize dados frequentemente Independente de o público-alvo ser B2B ou B2C, é fundamental manter o seu banco de dados atualizado para direcionar as estratégias certas e evitar a redução de vendas. Defina a periodicidade da atualização das informações e, sempre que possível, utilize a tecnologia para realizar uma limpeza nos dados para que a plataforma não fique sobrecarregada de informações obsoletas. Esteja adequado às exigências da LGPD Por último, mas não menos importante, a empresa precisa estar alinhada às diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), informando a finalidade da coleta de dados — e limitando o uso dessas informações apenas para a finalidade especificada. Como você pode observar, a gestão de base de dados de clientes é fundamental para que a empresa entenda mais o perfil e preferências dos clientes, a fim de definir estratégias assertivas para atrair e fidelizar consumidores. Gostou do conteúdo? Então não esqueça de compartilhar com os amigos!
Programador mexendo no teclado realizando integração de dados de forma segura
13 jul., 2022
A integração de dados é fundamental para garantir que informações de diferentes formatos e fontes estejam disponíveis, confiáveis e aplicáveis. Sem ele, o material fica preso em silos e sem aplicabilidade, o que compromete resultados. Quer saber mais? Acesse
Computador com códigos remetendo a dados estruturados não estruturados e semiestruturados
12 jul., 2021
Os dados estruturados, não estruturados e semiestruturados vão influenciar a forma como armazenar e processar as informações. Eles influenciam a padronização do Big Data e sem usar uma estrutura trabalhá-los é quase impossível. Quer saber mais? Acesse.
Imagem de líder discutindo números importantes para a gestão de dados mestres, MDM
27 mai., 2021
O Master Data Management (MDM) é um conjunto de processos que garantem a identificação, proteção e integridade dos dados mais importantes para a empresa. Sem ele, esforços podem estar sendo colocados no lugar errado. Quer saber mais? Acesse.
Analista de dados apontando para o computador e verificando se os dados estão de acordo com a LGPD.
18 mai., 2021
A LGPD regulariza a coleta e tratamento de dados e o seu descumprimento pode custar até R$ 50 milhões. Para garantir a adequação uma série de critérios precisam ser atendidos, como o fornecimento consentido das informações. Quer saber mais? Acesse
Imagem de analista de dados mexendo no computador tentando garantir o Data Quality
10 mai., 2021
O Data Quality é uma junção de características que garantem que as informações sejam confiáveis e aplicáveis. Sem a qualidade de dados, os materiais adquiridos são inúmeros, mas eles não geram valor ou resultados. Quer saber mais? Acesse.
Imagem de fibra ótica remetendo a processos ETL de processamento de dados
09 abr., 2021
O ETL é um processo que qualifica e integra dados aos repositórios de forma otimizada e segura. Fundamental para garantir a qualidade dos dados, ele também é importante para a governança de dados. Quer saber mais? Acesse.
Colaboradores reunidos mexendo no computador e checando ferramentas de dados como o Talend
23 mar., 2021
O Talend é uma ferramenta para gestão, integração e governança de dados que permite o tratamento e análise de quantidades massivas de dados. Com ele, a qualidade e integridade de dados é possível. Quer saber mais? Acesse.
Dashboard com números para governança de dados colaborativa
18 mar., 2021
A governança de dados é essencial para usar as informações adquiridas da melhor forma possível, distribuir acessos e garantir sua segurança e integridade. Quer saber mais? Acesse
Líderes reunidos discutindo o futuro do Data Integration
19 fev., 2021
A integração de dados é uma necessidade para organizações que precisam analisar grandes quantidades de informações. Sem ela, o material adquirido pode ficar inutilizado. Quer saber mais? Acesse.
Share by: