O futuro do Data Integration: por que é preciso mudar a forma de fazer integração de dados

Raphael Silva • fev. 19, 2021

O Big Data já é uma realidade nas grandes empresas pelo Brasil e o mundo. Em um cenário tão competitivo quanto o atual, saber como fazer uma integração de dados – Data Integration, em inglês – eficiente é o que diferencia companhias data driven de sucesso.


Muitos gestores, no entanto, 
não dão a devida importância para a integração de dados. 


Esse método, que consiste em extrair as informações de diversas fontes e transformar e carregar seu Data Warehouse ou Data Mart maneira uniforme, garante diversos benefícios à organização.


Controle melhor de processos, previsão e prevenção a falhas, redução de custos e mais assertividade na tomada de decisões são apenas algumas das vantagens quanto há uma boa atuação de Data Integration.


Ou seja, não se trata apenas de uma tendência, mas sim de uma necessidade a nível de Business Intelligence diante do alto volume de informações coletadas e utilizadas todos os dias de diferentes fontes de dados.


Ao longo deste conteúdo, vamos mostrar o por que você precisa mudar a forma de fazer Data Integration na sua empresa e como as ferramentas podem transformar toda a estratégia de dados do mercado.

Uma integração de dados ruim resulta em muitos riscos e dinheiro jogado fora

É sempre importante lembrar que um processo de integração de dados eficiente precisa ser feito de forma estratégica e visando resultados.


A ideia central de Data Integration é centralizar os dados e torná-los mais acessíveis para os colaboradores da empresa em tempo real. Também é fundamental que as informações sejam confiáveis, sempre exaltando o quão essencial é o conceito de 
Data Quality.


Caso contrário, há grandes chances de a tomada de decisão ser equivocada. Ou seja, é provável que a empresa esteja desperdiçando dinheiro por pura falta de informação.


Por isso, para ter bons resultados é preciso que seja feito o processo de ETL (
Extract, Transform and Load, em inglês). Ele consiste em extrair todos os dados das fontes principais e, antes de concentrá-los no Data Mart ou banco de dados, limpar e qualificar todas as informações. 


Com esse acesso facilitado e dados confiáveis à disposição, é possível ter uma visão muito mais precisa do panorama da empresa. Tornam-se mais palpáveis insights valiosos para a tomada de decisões mais assertivas.


Esse processo não pode ser feito à mão. Demandaria muito esforço, tempo e dinheiro da companhia para que fosse realizado da maneira correta.


Assim, surgem as 
ferramentas de integração de dados: a solução perfeita para um Data Integration eficiente.


O futuro da integração de dados é com o Talend, mas você sabe o porquê? Acompanhe a leitura.


Talend: velocidade e organização são o futuro da integração de dados

86% das empresas viram 2x mais eficiência ao optar por utilizar uma ferramenta de Data Integration ao invés de fazer a integração manualmente por códigos, de acordo com um levantamento realizado pelo Talend® em 2020.


Ao utilizar o Talend como ferramenta de ETL, o processo se torna muito mais automatizado e intuitivo. Ele é responsável por extrair os dados dos bancos, transformá-los da melhor maneira possível e carregá-los no seu Data Mart de forma 100% automatizada


Além disso, o próprio Talend atualiza suas versões com o tempo. Isso garante um processo fluido e muito mais vantagem competitiva no mercado. Nada de ficar para trás nos métodos usados na sua estratégia de dados. 


Uma grande empresa francesa de materiais de construção – não revelada por motivos de confidencialidade – sincronizava 10 milhões de entradas de dados por dia em duas horas e meia. Após a implementação do Talend, o tempo levado nesse processo foi reduzido a 5 minutos. 


A ferramenta ajuda no gerenciamento de ETL e também na criação de Data Lakes com dashboards em tempo real, relatórios e compilações para os seus especialistas em BI. 


Quer saber mais? Baixe nosso e-book exclusivo Talend®, entenda tudo sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar a transformar a estratégia de dados da sua companhia.

Capa de E-book sobre uma ferramenta de Data Integration

Leia também outros artigos

Por Sysvision 26 mar., 2024
Descubra o que é e como integrar dados qualificados com o Talend. Entenda como funciona e 6 benefícios para contar com uma consultoria de dados e tecnologia.
data cloud
Por Sysvision 19 mar., 2024
Descubra o que é e como funciona a Data Cloud. Tire todas as suas dúvidas sobre a plataforma e avance o gerenciamento de dados da sua empresa.
Por Sysvision 13 dez., 2023
Desvende a interconexão entre Data Governance e Data Quality, pilares essenciais no universo orientado por dados.
VER TODOS OS ARTIGOS
Share by: