MDM: os principais desafios do Master Data Management e sua importância

Raphael Silva • mai. 27, 2021

O conceito Master Data Management (MDM) é um conjunto de processos que aponta qual é a informação mais importante dentro da estratégia de dados de uma empresa. Depois de identificar, cria uma única fonte, organiza e oferece melhorias nos procedimentos de dados em questão.


Em um mundo onde há uma necessidade cada vez maior de agilidade e assertividade no trabalho com dados, o Master Data Management surge para solucionar o problema de organizações e profissionais Data Driven.


Trata-se de um dos principais métodos para administrar, categorizar e centralizar as informações de maior importância. Não à toa, o MDM também é chamado de Gestão de Dados Mestres no Brasil.


Este gerenciamento envolve muitos outros aspectos da tecnologia e do trabalho com dados, da integração ao Data Quality.


De uma maneira resumida, podemos destacar que a Gestão de Dados Mestres ideal apresenta:


  • visão unificada dos dados;
  • organização, categorização e centralização em alto nível;
  • ampla visão sobre relacionamentos comerciais;
  • redução de custos para o tratamento de dados.


Uma vez aplicado, o Master Data Management possibilita um entendimento mais simples e ágil das informações mais importantes para uma companhia.


Sejam eles dados sobre produtos vendidos pela empresa ou mesmo informações referentes a clientes, entre diversos outros, cabe aos gestores identificarem quais são os dados críticos e que se enquadram no conceito de MDM.


A unificação permite que os dados coletados de diferentes fontes sejam compilados de maneira correta, evitando conflitos e duplicidade.


Quando falamos de operações específicas, como vendas e marketing, por exemplo, medir com mais precisão os resultados passa a ser uma tarefa muito mais fácil.


Tudo isso culmina em um fluxo de trabalho otimizado e aprimorado, mas o que torna o MDM tão importante?


Qual a importância da Gestão de Dados Mestres?

A demanda crescente por uma coleta eficiente de dados vai de encontro com líderes C-Level em busca de embasamento para a tomada de decisões dentro da organização.


Uma base de dados precisa faz as escolhas serem mais assertivas. Isso é o que os gestores das principais empresas, independentemente do tamanho, buscam atualmente.


O conceito de Master Data Management, junto a Governança de Dados, entrega exatamente o que todos querem: informações corretas e relevantes organizadas da melhor maneira possível.


Um dos principais facilitadores do gerenciamento de dados mestres é a utilização de ferramentas de agregação.


Além de simplificar a análise, proporciona redução de tempo nas análises, mais organização e segurança, uma vez que tudo acontece de forma automatizada.


Os relatórios fornecidos pelo MDM ainda ajudam a verificar problemas na qualidade dos dados.


MDM e a gestão de riscos

Esse tópico vale uma atenção redobrada. Ao utilizar dados para análises e tomadas de decisão, é preciso contar com informações que sejam confiáveis.


O conceito de MDM prevê uma melhora significativa nesse quesito. Isso acontece porque assegura que as equipes que têm contato com os processos tenham acesso a dados precisos.


Assim, é possível ter mais clareza sobre medidas a serem tomadas em determinadas situações, 
minimizando os impactos destes riscos.


As vantagens e benefícios do Master Data Management

Equipes responsáveis por lidar com os dados corporativos dentro de uma empresa enfrentam diversos desafios.


Sobreposição de dadosduplicidade e falta de padrão para os formatos, falhas ou erros na integração e movimentação e até mesmo a alta quantidade de tempo gasto para corrigir tudo isso.


O trabalho passa a ser facilitado quando há a presença da gestão de dados mestres.


Com uma boa implementação do Master Data Management, a companhia pode dar mais atenção às áreas mais importantes do negócio. Produto, vendas e logística, por exemplo, podem ser potencializados, uma vez que a gestão de dados se torna mais eficiente.



Talend e o futuro dos dados nas empresas

Mais de 85% das empresas viram duas vezes mais eficiência ao usar uma ferramenta de integração de dados, segundo levantamento feito pelo Talend em 2020.


Ou seja, se você ainda não faz uso de um software dessa natureza, saiba que está perdendo tempo e dinheiro.


Talend é a principal ferramenta de integração e governança de dados nos Estados Unidos. Agora, também está disponível no Brasil, junto à Sysvision.


O software fica responsável por extrair os dados dos bancos e transformá-los da melhor forma, além de colocá-los no seu Data Mart de forma totalmente automatizada.


Trata-se de uma saída unificada que combina transformação, integração e mapeamento de dados de forma rápida e confiável. Cria etapas automatizadas, que garantem que todas as informações cheguem limpas ao seu Data Warehouse ou outro banco de dados.


Quer saber mais? Baixe nosso e-book exclusivo Talend®, entenda tudo sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar a transformar a estratégia de dados da sua companhia.

Capa de E-book sobre o Talend, ferramenta para Master Data Management (MDM)

Leia também outros artigos

Por Sysvision 26 mar., 2024
Descubra o que é e como integrar dados qualificados com o Talend. Entenda como funciona e 6 benefícios para contar com uma consultoria de dados e tecnologia.
data cloud
Por Sysvision 19 mar., 2024
Descubra o que é e como funciona a Data Cloud. Tire todas as suas dúvidas sobre a plataforma e avance o gerenciamento de dados da sua empresa.
Por Sysvision 13 dez., 2023
Desvende a interconexão entre Data Governance e Data Quality, pilares essenciais no universo orientado por dados.
VER TODOS OS ARTIGOS
Share by: