Integração de dados: vantagens, como fazer em 6 passos e o que considerar

Raphael Silva • jul. 13, 2022

No mundo em que os dados são o novo petróleo é fundamental saber tratá-los e analisá-los de forma eficiente. A maioria das organizações não analisa a totalidade das informações que dispõe, cerca de 68%.


Por esse motivo o conceito de
 integração de dados é fundamental, independente de onde o material é armazenado, seja em Data Warehouses, Data Mart, Data Lakes ou Data Fabrics.


Ao prezar pela integração é possível reunir dados de diversas fontes e transformá-los em informações relevantes e aplicáveis.


Dessa forma, a empresa tem uma visão mais sólida, maior aproveitamento e se mantém competitiva no mercado. Uma boa solução de integração oferece dados confiáveis de diferentes fontes, além de dar 
suporte a fluxos prontos para análise.


Ter material parado, preso em silos ou que não podem ser analisados efetivamente leva a uma grande desvantagem competitiva. As empresas que não aproveitam totalmente seus dados são superadas em até 165% no quesito lucratividade por outras do setor.


As organizações que prezam por uma cultura 
Data Driven não podem deixar isso acontecer, pois a tomada de decisão é prejudicada.Entretanto, felizmente, a integração de dados pode resolver esse e outros problemas.


Quer saber mais sobre a integração de dados? Siga a leitura.


Quais são as vantagens?


A integração dos dados vai garantir economia de tempo por parte dos colaboradores, respostas mais ágeis para os clientes e otimização de processos ao implementar mudanças, já que uma mudança é efetivada em todos os sistemas.


Outra vantagem é maior controle nos processos, pois todas as informações estão centralizadas em um único lugar.

Líder apontando para códigos e explicando para analista como fazer a integração de dados

Isso assegura que a gestão possa ser feita a qualquer momento, tornando mais simples analisar a atividade dos setores e checar a produtividade de cada etapa do trabalho.


Ao usar uma mesma plataforma para fundar os materiais, o colaborador tem mais facilidade para acessar informações. Essa velocidade no acesso aos dados colabora para a 
detecção antecipada de erros.


Isso te deixa um passo à frente e dá tempo aos gestores para corrigirem falhas em alguma etapa do processo. Desta forma é possível mitigar gargalos que
 comprometem a produtividade dos setores e, por consequência, a lucratividade.


Outro benefício real de um bom sistema de integração de dados é a 
redução de custos. Esta redução acontece porque quando se antecipa erros, a organização evita falhas e desperdícios que atrapalhariam a produção.


Outro fator positivo de centralizar as informações é o 
aumento da precisão do planejamento financeiro.

Líder em pé explicando para todos em reunião a importância da integração de dados na frente de televisão com gráficos ascendentes e segurando papel

Qual a forma correta de integrar os dados?


Uma boa integração vai levar em consideração os fatores disponibilidade e tempo. Vale ressaltar que a fonte de onde os dados estão sendo colhidos devem estar disponíveis sempre que necessário.


Outro aspecto importante para a integração é a economia de recursos para a obtenção de determinado material. Se a estrutura montada não consegue 
extrair o dado com qualidade é preciso considerar uma mudança.


Uma integração ruim, além de ter características opostas às que foram citadas acima, também se distingue pela instabilidade. Ela não vai ter um lugar fixo ou regular de onde estes dados são obtidos, e isso é algo que atrapalha a dinâmica do negócio.


Mas como integrar sistemas, então? É possível fazer isso em seis passos simples, sendo eles:


  • mapear os processos internos;
  • alinhar tecnologia e estratégia;
  • avaliar soluções disponíveis;
  • conhecer a infraestrutura;
  • monitorar mudanças;
  • treinar usuários.


Mapeamento dos processos internos


Ao mapear os processos internos, o gestor garante o direcionamento possível para a integração. Ao ter as rotinas internas esquematizadas e as suas respectivas aplicações listadas, a empresa é capaz de avaliar de forma mais clara qual a melhor forma de integrar suas funções.


Desta forma, o gestor tem uma 
visão mais abrangente sobre como os processos foram construídos e quais informações necessitam ser compartilhadas.


Alinhamento entre tecnologia e estratégia


Esta parte é importante porque vai garantir que todos os setores trabalhem juntos durante todo o processo de integração, o que reduz conflitos. Quando todos trabalham de forma conjunta e trocam informações sobre os objetivos, o setor de TI consegue ver com mais clareza o que deve ser integrado.


Avaliação das soluções disponíveis


Antes de dar início a todo o processo de integrar os sistemas é preciso analisar as soluções disponíveis no mercado para executar tal procedimento. As ferramentas de integração de dados escolhidas precisam ter recursos que supram as necessidades da infraestrutura da organização.


Além disso, a empresa deve optar por 
um recurso que garanta segurança e um bom suporte ao usuário.


Conhecimento da infraestrutura


O desempenho da infraestrutura de TI e do banco de dados é fundamental para a empresa pois é uma parte que pode ser grandemente afetada pela integração.


Com uma performance baixa da infraestrutura, a organização lidará com gargalos em grande quantidade, situação que impacta de forma negativa as operações e diminui a competitividade de todos os departamentos.


Programadora na frente de computador que está mostrando códigos verificando se a integração de dados está correta

Por isso é preciso conhecer o perfil da infraestrutura, o responsável terá que analisar como os dispositivos estão dispostos para fazer a integração da melhor forma.


Para isso é bom criar um documento que reúna dados e integrações entre banco de dados já existentes, bem como as 
normas de segurança e outros materiais relevantes.


Monitoramento de mudanças


Depois de aplicar corretamente a integração, o gestor precisa avaliar de que forma esta implementação afetou os processos e a rotina interna da instituição.


Deve-se levar em conta fatores como 
número de erros, aumento de desempenho e redução de custos das operações.


Ao fazer isso será possível mensurar se o processo de integração do banco de dados alcançou os objetivos que eram esperados a médio e longo prazo.


Caso alguma irregularidade for identificada será mais fácil realizar as mudanças necessárias porque vai ter um direcionamento.


Treinamento de usuários

Esta é parte fundamental para que toda transformação digital ou projeto de TI funcione. Sempre que um novo sistema for integrado, os responsáveis pela área devem promover uma rotina de treinamentos e cursos para se certificar que todos os colaboradores possam integrar estes novos recursos no seu dia a dia.


O que preciso considerar ao fazer a integração de dados?


Existem muitas formas de fazer a integração, que exige processos e estruturas para ser bem implementado. No entanto, alguns aspectos precisam ser levados em consideração para que o resultado seja bom, entre eles estão:


  • ETL;
  • Data Warehouse;
  • MDM.


ETL


Este processo permite extrair, transformar e carregar dados. São soluções utilizadas quando se faz necessário a combinação de informações de diferentes fontes. O ETL é um instrumento comumente usado para construir um Data Warehouse.


Data Warehouse


Este sistema é feito para consolidar e centralizar quantidades massivas de dados, vindos de diferentes lugares. Este recurso tem a capacidade de coletar informações de diversas fontes com formatos distintos, cruzá-los e armazená-los.


MDM


Master Data Management (MDM) é o gerenciamento de dados mestres, que é uma solução que trabalhará com os dados mais sensíveis da sua organização. As informações mestras são aquelas que se relacionam com as funções mais estratégicas da empresa. Conversa muito com Data Quality, pois o material precisa ser confiável


Como a Sysvision pode ajudar neste processo?

Nosso software de integração de dados pode te ajudar muito, pois quando você usa o Talend como ferramenta de ETL, o processo fica mais intuitivo e automatizado.

Coordenador de TI negro em pé explicando para programadora como fazer a integração de dados da forma correta

Ele fica responsável por extrair os dados dos bancos e transformá-los da melhor forma, além de colocá-los no seu Data Mart de forma totalmente automatizada.


Talend atualiza suas versões de forma automática conforme o tempo. Isso assegura um processo fluido e maior vantagem competitiva dentro do mercado.


Mais de 85% das empresas viram duas vezes mais eficiência ao usar uma ferramenta de integração de dados, segundo levantamento feito pelo Talend em 2020.


Nossa ferramenta também auxilia na criação de dashboards em tempo real, Data Lakes, compilações e relatórios para seus especialistas.

 

O talend oferece uma saída unificada que combina transformação, integração e mapeamento de dados de forma rápida e confiável. Cria etapas automatizadas que garantem que todas as informações cheguem limpas ao seu Data Warehouse ou Data Mart.

 

Quer saber mais? Baixe nosso e-book exclusivo Talend®, entenda tudo sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar a transformar a estratégia de dados da sua companhia.

Capa de E-book sobre o Talend, ferramenta de qualidade, governança, gestão, integridade e integração

Leia também outros artigos

Por Sysvision 26 mar., 2024
Descubra o que é e como integrar dados qualificados com o Talend. Entenda como funciona e 6 benefícios para contar com uma consultoria de dados e tecnologia.
data cloud
Por Sysvision 19 mar., 2024
Descubra o que é e como funciona a Data Cloud. Tire todas as suas dúvidas sobre a plataforma e avance o gerenciamento de dados da sua empresa.
Por Sysvision 13 dez., 2023
Desvende a interconexão entre Data Governance e Data Quality, pilares essenciais no universo orientado por dados.
VER TODOS OS ARTIGOS
Share by: